quinta-feira, 9 de julho de 2020


O Gato Preto e as Vacas (conto de Vinhais)

Havia um lavrador que costumava ir todas as noites ao curral dar de comer às vacas. Uma noite ao entrar no curral encontrou um gato preto empoleirado no lombo de uma das vacas e tentou enxotá-lo. Mas ele não se mexia.
O homem chegou-se ao pé dele e, ao notar que era um gato preto, resolveu ter uns certos cuidados. Por isso, passou-lhe a mão no pelo com meiguice, ao mesmo tempo que lhe dizia: 
-Olha que me dás cabo da vaca. Saí daí! 
E o gato respondeu: 
-Não. 
O lavrador ficou de boca aberta com o que estava a presenciar e não quis mais conversas com o gato. Tratou mas é de sair porta fora. Foi dali direito à taberna da aldeia para contar aos amigos o que lhe tinha acontecido. Estes riram-se dele, mas o lavrador insistiu que havia um bruxedo qualquer na loja das vacas. E, pelo sim, pelo não, resolveram ir lá todos ver o que era, cada um armado com o seu varapau. 
E, mal o lavrador abriu a porta da loja, eis que sai de lá um estranho vulto com a rapidez de um raio, de modo que nenhum dos homens chegou a ver se era o tal gato preto ou um diabo qualquer. Fosse o que fosse, ninguém mais voltou a rir de “certas coisas” que às vezes acontecem… 

Conto enviado pelo aluno Carlos Santos, n.º3 do 8.ºB.

Sem comentários:

Enviar um comentário