domingo, 12 de julho de 2020


Aldeia de Soutelo

 A aldeia em que moro é Soutelo. Pertence à freguesia de Sobreiró de Baixo e Alvaredos, concelho de Vinhais. Tem à volta de 35 habitantes, não tem cafés nem outras lojas (é fornecida de mercearia por um vendedor ambulante que se desloca de aldeia em aldeia, duas vezes por semana). No entanto, há algumas empresas a funcionar nesta aldeia, tais como uma clínica dentária, uma carpintaria e um mecânico. Alguns caminhos são de terra, outros de paralelos e alguns de alcatrão. Antigamente a estrada nacional passava pelo meio da aldeia. Entretanto, fizeram outra estrada, desviada da aldeia, e assim as pessoas já não necessitam de passar pela aldeia, sendo mais direto o novo caminho.
Crianças a morar nesta aldeia há, neste momento, apenas 3. Contudo, no verão, são mais de 20. A maior parte das pessoas trabalha na agricultura, havendo bastantes terrenos cultivados, sobretudo castanheiros. A paisagem é toda coberta por montes verdes.
Soutelo tem uma capela, cujo padroeiro é o São Lourenço, que é comemorado no dia 10 de agosto.
Algumas curiosidades desta aldeia são engraçadas. Por exemplo, no Carnaval fazem partidas o dia todo (mais à noite) e assustam as pessoas sem serem descobertas; ou no “dia das travessuras” em que os rapazes se juntam todos para tirarem coisas da casa das pessoas, aquelas que estão na rua, e metem noutros sítios ou até mesmo noutras casas, trocando tudo. No dia seguinte, os moradores encontram tudo do avesso (até mesmo um carrinho de mão em cima da paragem de autocarro pode aparecer...)!

Texto de Magda Gonçalves de Almeida, N.º 10, 8.ºA.

1 comentário: