quinta-feira, 9 de julho de 2020



Lenda e curiosidades da aldeia de Nunes

A aldeia que eu escolhi foi Nunes. Embora tenha poucas lendas e curiosidades, eu vou contá-las.
Começo pelas curiosidades. No Carnaval, as pessoas vestem-se de modo a que ninguém as reconheça. Dão uma volta pela aldeia assim e depois há um lanche. À noite vão para o local mais alto da aldeia e fazem os casamentos. 
Na Páscoa, uns dias antes do dia nomeado, os rapazes da aldeia roubam flores das casas para enfeitar a igreja. Roubam também um burro  e prendem-no aos sinos. Assim, quando o burro anda, o sino toca.
 A única lenda que eu conheço de Nunes foi-me contada pelo meu avô. Ele disse-me que houve um ano de muita seca. Então, as pessoas da aldeia, pedindo chuva, começaram a rezar à Nossa Senhora dos Remédios. Respondendo às preces, Nossa Senhora enviou a chuva. A partir de então, todos os habitantes da aldeia passaram a dedicar uma oração à referida Senhora.

Texto enviado pelo aluno Tiago Morais, n.º 15, 8.ºB.

Sem comentários:

Enviar um comentário